A Fazenda

Com uma área privilegiada e abundante em recursos naturais, a Fazenda Provisão está localizada no Km 27 da Rodovia Ilhéus – Uruçuca, às margens do rio Almada,  aberta a todos aqueles que desejam ter uma experiência diferenciada junto à natureza, à história da região, à cultura cacaueira, num ambiente aconchegante com cheiro, gosto e clima típicos uma fazenda tradicional.

Nossa história

A nossa história começa no ano de 1818 quando foi concedida ao suíço Sr. Henri Borel a posse de uma área de terras incultas, medindo “uma légua em quadra”, bordejando o Rio Almada a qual ele deu o nome de Sesmaria do Engenho do Castelo Novo.

Em 1885, o Coronel Domingos Adami de Sá, em partilha de herança, assume o seu quinhão composto por terras produtivas de cacau e terras incultas pertencentes a esta Sesmaria, dando-lhe mais tarde o nome de Fazenda Provisão. Foi então o seu primeiro proprietário e, atualmente, a fazenda está em mãos da 4ª geração dos seus descendentes.

A Fazenda Provisão possui um conjunto arquitetônico que compreende a capela  construída no inicio do século  XX,  contendo objetos de arte sacra datados do tempo do Coronel Domingos Adami de Sá; a Case Sede e seu anexo, construídos em estilo colonial nos meados dos anos 70, com o seu interior decorado com móveis e utensílios da época do Coronel e as instalações relacionadas ao processo de beneficiamento do cacau.